ALINE VAN LANGENDONCK
Condensações, 2011
Acrílica e vinil sobre parede
dimensões variáveis
SESC Pinheiros São Paulo- SP
condensação
con.den.sa.ção
con.den.sar
sf (lat condensatione) 1 Ato ou efeito de condensar. 2 Fís Passagem do estado gasoso ao líquido. 3 Quím Reação que envolve união entre átomos
(lat condensare)
vtd e vpr 1 Fís Tornar(-se) denso ou mais espesso (gases, sombras, vapores). vtd 2 Liquefazer (gases ou vapores). vtd 3 Amontoar, conglobar, juntar 4 Engrossar
(líquidos).vtd 5 Resumir, sintetizar: Condensar um livro, um discurso. Antôns (acepções 1 e
4): diluir; (acepção 1):
refazer.1
Condensações. Tipologia de núvens, nomenclaturas, caderno de anotações e registro. Intervenção realizada na fachada, elevadores e escadarias do SESC Pinheiros na cidade de São Paulo.
Forma de mapeamento celeste, baseada em registros gráficos de observação dos modos de condensar das nuvens, conforme altura, condições do vento e temperatura, resultando uma tipologia de nuvens e suas respectivas nomenclaturas.
Os desenhos e nomeações remetem às formas geométricas hexagonais geradas pela mudança de estado físico da água, quando se solidifica.
A idéia do trabalho é estabelecer um diálogo entre o desenho - projeto - observação - nomeação - caderno de registro - espaço e o público, por meio de desenhos e palavras.
Agradecimentos
Satoru Nakumo e Nina Anderson
Fotos
Marcos Gorgatti e Satoru Nakumo